Faixa Preta 8º Dan de Taekwondo, Faixa Preta 4º Grau de Jiu Jitsu
e Faixa Preta de Muay Thai.
Possui vários títulos nacionais e internacionais, onde se destacam:
7x
Campeão Brasileiro
1x
Campeão Sul Americano
5x
Campeão Pan Americano
3x
Campeão Mundial
Começou a treinar Taekwondo em 1991 com o Professor Juan Samaniego. Já no mesmo ano e no seguinte venceu vários torneios.
Sagrou-se Campeão Brasileiro pela primeira vez, recebeu do Professor Gilmar Viera a Faixa Preta. Ainda naquele ano venceu o seu primeiro torneio Sul Americano em Foz do Iguaçu.
Provavelmente sendo o competidor mais ativo de sua geração, Marcelo Barreto disputou em 1995, apenas com 17 anos, a categoria adulta do Campeonato Mundial, da qual tornou-se vice-campeão.
Iniciou seu trabalho voluntário com portadores de necessidades especiais na APR e na escola Nabil Tacla. Começou a dar aula também na academia Viva Vida, local onde deu início a Barreto Taekwondo.
Tornou-se Tetracampeão Brasileiro, recebeu o prêmio de Instrutor Destaque no Brasil - por seu trabalho com os portadores de necessidades especiais - venceu seu primeiro Pan Americano e terminou em terceiro lugar o torneio mundial.
Participou ainda com sucesso, em 1997, da Semana Nacional do Portador de Deficiência, onde apresentou uma palestra sobre a utilização do Taekwondo como ferramenta de integração social do portador de necessidades especiais.
Sagrou-se Campeão do então recém criado Circuito Brasileiro de Taekwondo, Bicampeão Pan Americano no Uruguai e pela primeira venceu o Campeonato Mundial, categoria adulto 2º Dan, disputado em Little Rock - Estados Unidos.
Ainda em 1998 recebeu a graduação de 3º Dan e abriu a sua academia própria, na Rua Mateus Leme.
Recebeu das mãos do Mestre César Ozuna, o título STF Achievment of Merit Award e também se tornou o STF Instructor of the Year.
Ainda em 1999, venceu pela segunda vez o Circuito Brasileiro de Taekwondo, foi Tricampeão Pan Americano e Bicampeão Mundial. Foi convidado também a apresentar uma palestra no Congresso Internacional de Saúde, no Núcleo de Psicologia.
O ano seguinte foi novamente marcado pelas inúmeras conquistas. Abriu sua segunda academia, na Avenida Getúlio Vargas, venceu pela terceira vez o Circuito Brasileiro de Taekwondo, foi Tetracampeão Pan Americano e Tricampeão Mundial. Recebeu novamente também o prêmio STF Instructor of the Year.
Mais vitórias e uma surpresa. Sagrou-se Campeão Pan Americano na categoria individual e por equipes. Foi então que tomou uma importante decisão: retirar-se oficialmente das competições de Taekwondo. Terminava ali a história competitiva de um dos atletas mais consagrados de todos os tempos no estilo STF.
Hoje, com as academias já consolidadas em Curitiba, o objetivo do Professor Marcelo Barreto é levar os benefícios da arte marcial ao maior número de pessoas possível. Em paralelo sempre praticou outros estilos de artes marciais, competindo em torneios abertos, com o intuito de ampliar seus conhecimentos e poder dividir isso com seus alunos.
Treinou Muay Thai nas melhores academias do mundo. Foi aluno de boxe do Professor Macaris do Livramento, chegando a vencer um desafio internacional por nocaute, e pratica atualmente Jiu-Jitsu com o renomado professor Gustavo "Gutty" Muggiatti e João "Simpson" Raphael.
Neste último estilo, sagrou-se Bicampeão Paranaense, com as faixas azul, roxa e marrom.
Responsável pelo treinamento de profissionais de MMA.
Graduou-se Faixa Preta de Jiu-Jitsu.
Atuou como coordernador técnico na preparação do atleta Mauricio Shogun nas lutas: Shogun X Machida 1 e 2 que culminou com a conquista do cinturão do UFC.
Passou a se dedicar exclusivamente a alunos particulares e a estruturação de sua rede de academias e academias franqueadas.
Atingiu o 1º grau na Faixa Preta de Jiu-Jitsu.
Adquiriu em sociedade com Luciano Cruz a Academia B.Fitness levando seu conhecimento a pessoas não praticantes de artes marciais e buscando sempre melhorar a qualidade de vida de seus clientes.
Retornou a coordenar a preparação do atleta Mauricio Shogun para as lutas: Shogun X Minoutouro e Shogun X Sonnen.
Retornou a dar aulas de Taekwondo na Sede Av. Paraná.
Completou 20 anos de Faixa Preta de Taekwondo.
Atingiu o 2º grau na Faixa Preta de Jiu-Jitsu.
Lançamento do aplicativo oficial da Barreto Taekwondo trazendo dezenas de recursos aos alunos.
Fundada em 1997, a Barreto Taekwondo no ano de 2017 completou 20 anos.
Atingiu o 3º grau na Faixa Preta de Jiu-Jitsu.
Alteração do Dobok com logo personalizada, mantendo todas as tradições do Taekwondo Songahm
Instalação de equipamentos de musculação na Sede Paraná.
Fundada em 1997, a Barreto Taekwondo no ano de 2022 completou 25 anos.
Atingiu o 4º grau na Faixa Preta de Jiu-Jitsu.
Lançamento da Skill para Amazon Alexa da Barreto Taekwondo, contando com dezenas de recursos usando somente a voz.